Sem mudanças desde os anos 2000, chegou, enfim, a hora do consultivo!
Nos últimos anos, grande parte do esforço das empresas em inovação foi em construir dados e melhorar a eficiência do seus times. Aplicaram tecnologia nos negócios, desenvolveram times internos para otimizar as rotinas e contrataram diversos novos softwares (de acordo com a Productiv, uma grande empresa possui em média 250 aplicações SaaS).
No entanto, algumas tarefas ainda são realizadas da mesma forma que eram feitas há mais de duas décadas. A constante e interminável comunicação interna entre os times parece que parou no tempo.
Emails pipocando pra todo lado foi – e ainda é – uma grande fonte de estresse para qualquer pessoa. Começar o dia com 100 emails novos na caixa postal é de chorar 🙁. Ainda mais porque parte significativa dessas mensagens poderiam ser resolvidas de outra forma ou até mesmo já tinham sido respondidas antes.
E na verdade esse processo foi se deteriorando com o passar do tempo. Antes as mensagens eram enviadas somente por email. Hoje as perguntas internas chegam por email, whatsapp, Teams, Slack, Trello, Jira, cafezinho e até sinal de fumaça! Tudo junto e misturado! Um colega mencionou até que a consulta dele é multimodal: O cliente manda um email, reforça no whatsapp, deixa um post-it em cima da mesa e, não satisfeito, dá aquele toque no corredor! OMG!

Assim, a gestão desse consultivo diário foi esquecida e ninguém fala nela. Todo mundo gosta de divulgar um grande projeto, uma nova entrega, a conclusão de um processo; mas ninguém fala das 80 mensagens que ele tem que responder quando abrir o computador.
Essa dor oculta e invisível deve sim ser colocada na luz para que, de fato, possamos ter um novo salto de produtividade e de construção de conhecimento!
E é isso que estamos fazendo aqui na Asklisa. Nosso foco é voltado para melhorar essa comunicação e a gestão dessas trocas internas para que as empresas possam se apropriar do conhecimento construído e as pessoas possam usar melhor seu tempo sem precisar se descabelar com a caixa de emails lotada!
Por: Asklisa