Muitas consultas e solicitações feitas aos advogados do Departamento Jurídico são realizadas por email em uma pilha de mensagens que se misturam entre spams, descontos de roupas, promoções de cursos online e aquele contrato importante que está sendo negociado. Outras mensagens vêm por whatsapp logo abaixo do grupo da família e, por fim, a boa e velha ligação telefônica.
O pior ainda acontece quando a consulta é “multimodal”: O cliente interno manda um whatsapp para acelerar, seguido de um email para formalizar, dá uma ligadinha para lembrar e passa na sua mesa para reforçar! Só faltou a carta com aviso de recebimento :/
Pois se isso lhe parece uma piada, a situação ocorre com muito mais frequência do que você imagina dentro das áreas de suporte das empresas.
Alguns provedores de tecnologia já tentaram adaptar sistemas tradicionais de chamadas ou tíckets para organizar a bagunça, mas a verdade é que nunca deu certo. E a razão para isto é simples: O cliente interno simplesmente não vai acessar mais uma plataforma – ainda mais que não seja da sua própria área – para poder satisfazer o jurídico em sua gestão.
Ele não fala, mas certamente pensa algo do tipo: “Eu já tenho tantas ferramentas para trabalhar a minha própria gestão que não vou usar mais uma ferramenta só para ajudar a galera do Jurídico a se organizar. Vou continuar mandando por aqui, eles que se virem.”
E assim segue o baile, com as mensagens distribuídas entre emails, whatsapp, teams, slack, jira, trello, etc. E neste ambiente o Depto Jurídico não consegue saber quantas consultas foram feitas, nem os principais temas, os principais clientes, a recorrência de cada demanda, o workload de cada colaborador, etc, etc, etc.
Pois atento a estes problemas, nós da Asklisa desenvolvemos uma integração na Microsoft Teams de maneira que todas as demandas de qualquer colaborador possam ser feitas diretamente a partir de uma conversa simples dentro do Teams, onde toda a empresa já está cadastrada.
Chega de pedir ao cliente para logar no seu sistema e abrir um chamado! Agora basta que ele faça uma pergunta à Lisa dentro do seu próprio canal e ela o responderá como qualquer assistente (neste caso, virtual). Uma conversa simples, rápida, ágil e no ambiente que o cliente já está acostumado.
A Lisa já conhece seu cliente, ela já tem o histórico e as últimas conversas estabelecidas. Ela classifica a consulta, direciona para a melhor pessoa a respondê-la e aprende com as perguntas e respostas. E tem mais! Ela ainda disponibiliza a visualização do workload das consultas por time e áreas, possibilitando uma melhor e mais equilibrada distribuição interna de demandas (veja mais aqui).
Mas o melhor de tudo mesmo é a facilidade do canal e a experiência para o cliente interno. Sim, nós sabemos o quanto isso muda o jogo. Sabemos que você já tentou outras maneiras de organizar suas demandas e nunca deu certo ;(
Com as integrações da Asklisa (Teams, Slack e outros em seguida), você conseguirá construir suas análises a partir de dados reais e completos pois não haverá mais fuga ou números mascarados, uma vez que todos os clientes terão feito os inputs diretamente na sua ferramenta sem a sua necessidade de perder tempo complementando os números ou qualificando as demandas. Elas já vem classificadas, organizadas e estruturadas!
Por fim, a Lisa consegue automatizar boa parte das tarefas repetitivas, corriqueiras e diárias e que consomem até 20% do dia do time jurídico (veja mais aqui).
Pare de desgastar a relação com seus clientes internos e experimente uma convivência mais harmônica, facilitadora e ágil. A empresa, os colegas e a paz de espírito agradecem 😉
Se quiser saber mais sobre a integração da Asklisa com o Microsoft Teams, clique aqui ou mande-nos um email no contato@asklisa.com.br