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Sabedoria para usar o tempo da melhor maneira é o que fará nossa jornada valer a pena.

O mundo em mudança, transformação, inovação. Todo mundo já ouviu e leu algo sobre isso, razão pela qual vamos deixar esse assunto para outro momento. Nesta leitura rápida, vamos discutir de maneira objetiva como os advogados de empresas (Departamentos Jurídicos) estão modernizando suas práticas para, efetivamente, alcançar e acompanhar as mudanças de suas organizações.

Paulo Samico¹ e Maria Alice Lima Peralta escreveram recentemente sobre isso num artigo bem bacana (“Trending Topics para modernização do Jurídico”) e que complementa a discussão que pretendemos aqui travar.

 

Assistindo a evolução das demais áreas da empresa na corrida tecnológica, o advogado (ou melhor chamar de gestor?) interno sente a necessidade e as dores de também impor novos modelos de trabalho à sua rotina. Repetitiva, manual, com controles arcaicos e sem dados, boa parte do que o advogado possui são somente informações sobre a carteira de processos judiciais através de sistemas legados² do contencioso. Alguns departamentos mais modernos, não obstante, já possuem um sistema adicional de gestão de contratos para acompanhamento, ciclo de vida, assinaturas e obrigações contratuais. 

No entanto, o que quase todos negligenciam são as consultas rotineiras, e-mails repetitivos e mensagens pequenas que chegam aos lotes todos os dias, manhãs e noites. Essas, por menos relevantes que pareçam, tomam cerca de 20% do tempo médio de todo time jurídico (em alguns casos times inteiros são formados só para responder a estas demandas).

Um estudo da Universidade de Loughborough³ descobriu que o trabalhador médio tem apenas 1h e 12m de tempo produtivo por dia sem ser interrompido por e-mails e mensagens instantâneas. Sabemos que comunicar-se por e-mail e mensagens é necessário, mas ser excessivamente multitarefa (como nossos celulares) só nos faz perder tempo produtivo e nos deixa cada vez mais estressados.

Aqui na Asklisa⁴, nosso foco é liberar o tempo do advogado interno para desafios mais complexos e deixar que as pequenas tarefas sejam automatizadas. Sabe aquele e-mail pedindo a última versão do contrato social, o modelo de NDA aprovado ou status de um determinado processo judicial? Nós te liberamos disso! Deixe que a Lisa faça esse esforço para que você possa focar naquilo que é realmente relevante para a companhia e para seu próprio desenvolvimento. 

Utilizando metodologias de design de mapeamento de fluxos (alô Lex Design⁵), integração com Microsoft Teams (veja mais detalhes aqui) e modelos de aprendizado de máquina, construímos fluxos eficientes e inteligentes com a usabilidade e centralidade do cliente interno, para que as práticas, comunicações e solicitações efetivamente tenham os resultados esperados. Como bem descreveu Paulo Silva⁶ em seu artigo para a Fenalaw “Eu e o robô”,”as tecnologias de automação potencializarão nossa capacidade de lidar com uma diversidade de temas e processos.”

Não por acaso, automatizar pequenas tarefas é uma das grandes buscas nos times de Change Management e Inovação de quase todas as grandes corporações. De acordo com a Gartner Survey⁷, 80% das organizações irão continuar ou aprofundar investimento em tecnologias de automação. Do mesmo modo, Richard Susskind em seu livro Tomorrow’s Lawyers⁸ já previu que a evolução dos serviços jurídicos passará por processos de estandardização, padronização e sistematização.

Nosso tempo é um dos ativos mais preciosos que temos e não podemos nos dar ao luxo de investi-lo com tarefas que podem ser melhor e mais seguramente realizadas por modelos que auxiliem na geração de dados, automação de respostas e predição de eventos. Que possamos focar nossa capacidade humana em desafios complexos, relacionamentos relevantes e descobertas transformadoras. É a nossa jornada que está em jogo. Façamos valer a pena!

Se quiser saber mais sobre como a Asklisa pode te ajudar, nos contate por aqui.

Guilherme Leonel

Guilherme é advogado, graduado pela Facamp, cursou LL.M. pelo Insper e é Mestre pela Queen Mary University of London. CEO da Asklisa, é também fundador da Lex Design e do Legal Hackers Campinas, professor visitante da PUC Campinas e da Escola Paulista de Direito.

 ¹https://analise.com/opiniao/trendingtopics-para-a-modernizacao-do-juridico 

²Para fins deste artigo, não estou levando em consideração modelos de jurimetria de dados públicos, pois os considero efetivamente transformadores a médio e longo prazo.

³https://dl.acm.org/doi/10.1145/1240624.1240730 e https://blog.marfin.co/custo-da-multitarefa/

www.asklisa.com.br

 ⁵www.lexdesign.io

https://www.fenalaw.com.br/eu-e-o-robo1

https://blog.isa.org/top-3-automation-trends-for-2022

Susskind, Richard, Tomorrows Lawyer, p.27, Second Edition 2017, Oxford

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