O dia-a-dia de um departamento jurídico em grandes empresas não é fácil, mas isso você já sabe não é mesmo?
Além da rotina exaustiva e de um ambiente normalmente agitado, as tarefas repetidas, processos ineficientes e falta de uma boa comunicação contribuem ainda mais para a sensação de estagnação no trabalho; diminuindo, além da produtividade, o ânimo do time e o desempenho individual.
Você sabia que existe uma solução que pode te ajudar não só a se livrar das repetições como também melhorar a comunicação no seu departamento?
A solução parece simples, automatizar.
O que será automatizado?
Basicamente, a automatização é o processo de transformar operações manuais em procedimentos automáticos. Ou seja, é sobre transformar tarefas repetitivas que desperdiçam o tempo das pessoas em algo rápido, eficaz e automático.
Os benefícios de automatizar o departamento jurídico não param por aí. Com uma automatização inteligente e utilizando a ferramenta correta você atinge diversos outros ganhos que podem alavancar o patamar do seu departamento, melhorando a produtividade e aprimorando as relações inter-pessoais.
O que eu ganho com isso?
O principal ganhoé a redução das tarefas repetitivas, que além de gerarem improdutividade estão mais suscetíveis ao erro. Tarefas repetitivas ou operacionais são grandes causas de síndromes como ansiedade e burnout. Além de insalubre, esses sintomas aumentam a suscetibilidade ao erro e podem reduzir a acurácia dos dados, o que pode acarretar na diminuição da taxa de êxito do contencioso ou, ainda, estimular gargalos a outros departamentos que dependem do jurídico.
A automatização também auxilia na gestão estratégica do seu departamento, gerando dados estruturados que podem ser utilizados em planejamento e previsões, análise de recursos e gestão de time.
O custo é fator determinante a qualquer departamento. Quando o funcionamento do time evita obstáculos como falta de mão de obra, excesso de tarefas ou propensão ao erro; o custo inerente diminui.
Tudo isso implica na redução das despesas com contencioso e um departamento jurídico incentivado a realizar trabalhos cada vez mais estratégicos, assertivos e interessantes – o Direito descobrindo seu máximo potencial.
Ambiente propicio para inovação: Quando um departamento funciona bem e a pressão devida ao estresse do dia a dia é melhor, eles podem focar em resolver problemas, melhorar sua comunicação, mergulhar em novas tendências do mercado e apresentar soluções inovadoras para os stakeholders internos e externos. A Lex Design, nossa empresa irmã, oferece consultorias em legal design, afim de estruturar a inovação dentro dos processos jurídicos internos dos departamentos.
Como resolver esses problemas da melhor maneira?
askLisa.
A askLisa é uma ferramenta plug and play focada em gestão de operação e eficiência jurídica. Ela automatiza consultas simples de clientes internos, organiza o histórico do repositório de informações, e armazena informações importantes sobre a saúde do time.
Com a Lisa é possível realizar a automatização das tarefas diárias, além de manter um histórico de demandas por categoria, período e profissional. É possível encontrar facilmente as informações que você precisa e compartilhar com times internos, além de ter todos os indicadores de produtividade, SLA, carga, entrega, entre outros.
A askLisa trabalha de forma integrada e independente com três usuários: cliente interno, advogado interno e gestor jurídico. Para cada um ela ganha uma cara diferente, e funciona como uma facilitadora para a comunicação entre os três.
Se de um lado, o time jurídico é contemplado com todos os dados da operação, de outro lado o solicitante realiza consultas sem sair do Teams ou do Slack. A Lisa estará disponível, ainda, nos principais servidores de e-mail, Gmail e Outlook, como um plugin que se conecta diretamente com a plataforma por meio de uma API.
Gostou? Então fale com o nosso time de Sucesso do Cliente, e vamos te contar como podemos fazer a Lisa acontecer na sua equipe!